Estamos a mudar-nos para: http://www.projecto270.com/

10.12.09

projecto270 @ klimaforum09 + climate bottom meeting





Chegar a Copenhaga é ter algum frio, e é ver bicicletas, muitas bicicletas. A caminho da cimeira alternativa, Klimaforum09, damo-nos conta de que numa cidade sem colinas é bem mais fácil fazer a transição, pelo menos para os transportes, e andar não é assim tão complicado, em meia hora fazemos a cidade praticamente de uma ponta a outra. Mobilidade sustentável garantida.
Ao chegar ao Klimaforum, depois de visitar os balcões de informação e as tendas, onde encontramos uma possivel solução, económicamente viável e extremamente simples, para o nosso sistema de biogas, somos chamados a um workshop de dinâmica, para a criação de mais uma ferramenta para trabalhos de grupo. Um jogo que desperta a capacidade criativa dos intervinientes para a elaboração de soluções sustentáveis para as perguntas sorteadas. Divertido, pode efectivamente servir de apoio a grupos com dificuldade em gerir competencias, bem como ajudar a encontrar algumas soluções "fora do normal". Aguardamos pela versão em inglês!
De seguida, entramos na conversa sobre plantações de árvores em monocultura: falsas soluções para as alterações climáticas, com a nossa querida amiga Ana Filippini, que finalmente conhecemos pessoalmente. Falou-se sobre a falsa politica verde, e as soluções enganosas... queremos florestas com vida e biodiversidade, não monoculturas de pinheiros em milhares de hectares.
Nesta conversa "quente" estiveram também presentes Simone Lovera e Camila Moreno.
Mais sobre este tema em: RECOMA, World Rainforest Movement, Global Forest Coalition
Na sala em frente era esperada a grande senhora do activismo: Vandana Shiva, que, condicionada por atrasos de voos no Butão, não conseguiu estar presente na conversa sobre o percurso a realizar da globalização à localização, na vida e na economia. Os restantes participantes não deixaram tempo para saudades e passaram à apresentação dos seus interessantes projectos: Tim Jackson, com o estudo para o governo britanico "Prosperity without Growth"; Miguel Valencia, com uma apresentação sobre decrescimento, e finalmente Sophy Banks com uma apresentação sobre a famosa Transition Town de Totnes. Em breve publicaremos alguns textos sobre o decrescimento que nos serão cedidos por Miguel Valencia.
Depois de tantas horas de informção, decidimos rumar a Christiana, onde está também a ter lugar um outro encontro alternativo: Climate Bottom Meeting, onde alguns dos nossos facilitadores apresentarão os seus projectos e experiencias. Chegámos a tempo de ver a apresentação de Victor Leon Ades da Conpaz, e de reencontrar um amigo português, que não viamos à mais de 10 anos, actualmente a residir aqui. Citando uma cliente nossa: o mundo é um T0...
Hoje termina a nossa residencia dentro do programa New Life Copenhagen, onde tivémos oportunidade de viver com uma familia dinamarquesa, e rumaremos a outra parte da cidade onde nos encontraremos com os restantes companheiros em Reclaim the Fields.

Continuaremos com as noticias assim que possivel!
 Saudações sustentáveis!

Tania Simoes

Post Scriptum:
Já começou a contra-informação.
Foi ontem publicada uma noticia no Guardian que lançou o boato. A verdade é que não houve detidos, a policia apenas apreendeu material de trabalho.
Sentimos, contudo, um clima tenso no ar, e há demasiada policia na rua, vinda da Suécia inclusivé.
Todos os presentes nos encontros alternativos e, sobretudo, os delegados das comunidades indigenas do mundo inteiro, os que mais têm sofrido com a globalização, vêem o COP15 como machadada final na sua cultura, liberdade, e sobrevivencia.
See you on the streets...