Estamos a mudar-nos para: http://www.projecto270.com/

3.10.12

PARALELEPÌPEDO


 22.09.12 | DIA EUROPEU SEM CARROS | SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE






Inspirado no bloco de pedra negro* do mesmo nome – Associado à base do desenvolvimento da sociedade burguesa, assim como a sua própria contestação – O Paralelepípedo, é volume geométrico onde se inscreve a idealização de um novo tipo de organização social.
Projectar da rua para além do muro, da barreira do objecto utilitário/ transaccional, para se tornar base de um caminho para uma nova centralidade comunitária.

O mercado foi sempre um espaço de encontro de pessoas para a troca de produtos e de conhecimentos, assumindo igualmente um papel dinamizador que se estendia para além da comunidade local no contacto com outras. Fruto de nascimento de uma outra forma de ver o mundo, proporcionado pela sedentarização do homem e pelo desenvolvimento da agricultura.
Contudo, seguindo esta visão romântica do mercado, este dificilmente seria entendido como ponto nevrálgico. Na incapacidade de compreender o diferente e na consequente tentativa de se libertar do desconhecido, firma-se o burguês, através de uma visão antropocêntrica sedimentada na violência, muito longe do conhecimento. O mercado torna-se, deste modo, num ponto de exibição de triunfos de rapinagem, em vez de ponto de troca e partilha de energia, que permita o desenvolvimento da sociedade enquanto uma parte do todo global, em harmonia.
Na intrínseca necessidade do humano de sobrevivência, com conhecimento que a sua vida depende de toda uma comunidade de seres que o rodeiam e não apenas de si ou de outros da sua espécie.
O surgir de uma nova sociedade que tenha como base a cooperação, numa partilha de resultados, de formas de pensar e de fazer, mobilizadora de dinâmicas comunitárias, será através de uma compostagem do modelo vigente e de recuperação do espaço público.

*
Referência a um tipo de calçada de rua que serve a população, de forma eficiente e barata. Os pavimentos de paralelepípedo resistiram aos séculos. São o testemunho de uma prática ecológica e eficiente de se urbanizar as cidades e garantir o bem estar dos moradores. Todos os pavimentos do tipo paralelepípedo são considerados ecologicamente correctos, permitindo a infiltração da água da chuva.