Estamos a mudar-nos para: http://www.projecto270.com/

4.6.12

São Lázaro 94 - 4º dos pombos







assim  encontrámos o 4º andar do #94 na rua de São Lázaro.. exemplo do uso que a CML da aos cerca de 





Na quarta-feira dia 29 de Maio 2012 o Projecto270 apresentou na assembleia da casa ocupada S.Lazaro 94 uma proposta para dia 5 de junho dia Mundial do Ambiente, Com a ideia de fazer uma abordagem da temática espaço rural/espaço urbano e uma tomada de consciência das interligações possíveis entre estas duas realidades distintas, peças fundamentais na paisagem e no imaginário colectivo. 

Esta proposta consistia na implementação (num espaço de pertença pública deixado ao abandono), de um sistema experimental de interligação das 2 comunidades procurando resolver os problemas que derivam da sua separação e que promovem a degradação da qualidade de vida e provocam impactos ambientais sérios, quer na região, quer em termos globais. 

Para o dia 5 de Junho, foi proposto organizar na casa ocupada de S. Lázaro um “espaço de alimentação” para a comunidade, que permitisse servir refeições com produtos de agricultura biológica e de agricultura familiar, produzidos na Costa da Caparica.  Durante as refeições suscitar-se-iam debates/conversas acerca de vários temas ligados a questões urbanas e rurais; especulação imobiliária, pressão urbanística e destruição e privatização da paisagem, assim como o papel da agricultura familiar peri-urbana e o seu contributo para a resolução de problemas globais.

No final das refeições proceder-se-ia ao transporte de todos os resíduos resultantes, sólidos e líquidos, para o Projecto270, para compostar e posteriormente utilizar na construção de um solo vivo.

Em complementaridade, estimular-se-ia a participação da comunidade do bairro no desenvolvimento de um sistema selectivo de recolha de resíduos orgânicos e promover-se-ia um conhecimento mais profundo de como a Costa da Caparica pode contribuir para o melhoramento da sua qualidade de vida e de como se pode trabalhar a resiliência deste local.

Contudo esta proposta fica na ideia, após a intervenção da Câmara Municipal de Lisboa.