Estamos a mudar-nos para: http://www.projecto270.com/

5.11.06

Está a esgotar-se o tempo...

A dois dias da conferência em Nairobi:

Mais de 22 mil pessoas reúnem-se em Londres contra as alterações climáticas

04.11.2006 - 18h21 AFP, Reuters
Mais de 22 mil pessoas manifestaram-se hoje no centro de Londres no âmbito de um dia de acção mundial contra as alterações climáticas, organizado a dois dias do arranque da Conferência das Nações Unidas sobre o clima, em Nairobi, no Quénia.
Segundo um porta-voz da polícia Scotland Yard, 22.500 pessoas participaram na manifestação que se desenrolou sem incidentes.

A Trafalgar Square e as ruas adjacentes encheram-se de participantes em vários eventos organizados na capital britânica pela coligação “Stop Climate Chaos”. Esta estrutura fala em 25 mil pessoas e considera que esta foi a maior manifestação sobre a protecção do ambiente no Reino Unido.

“Estamos a tentar com que as pessoas prestem atenção às suas próprias emissões de dióxido de carbono e comecem a fazer alterações. Porque cada pequena acção conta”, disse Ashok Sinha, director da coligação “Stop Climate Chaos”.

“Mas além das acções individuais, queremos pressionar os governos a agirem paara evitar a destruição do planeta”, acrescentou.

A Scotland Yard disse que cerca de 400 ciclistas partiram às 10h00 de Holborn em direcção à embaixada norte-americana em Grovesnor Square, perto de Hyde Park, para protestar contra a recusa do Presidente George W. Bush em ratificar o Protocolo de Quioto. Durante o percurso, os ciclistas passaram pelos escritórios da companhia petrolífera americana ExxonMobil, pela embaixada australiana e por Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico em Londres. Às 11h30 juntaram-se aos quatro mil manifestantes que se reuniram em frente à embaixada americana. Depois seguiram em conjunto para Trafalgar Square, onde já se encontravam milhares de pessoas.
Em Bruxelas, centenas de pessoas reuniram-se para accionar despertadores às 10h55, numa acção simbólica para alertar que está a esgotar-se o tempo para evitar alterações climáticas radicais.
O Partido Ecologista "Os Verdes" associam-se à iniciativa.



Alterações climáticas: acção simultânea hoje em todo o Mundo
04.11.2006 - 12h58 Lusa, PUBLICO.PT

A dois dias do início da Conferência das Alterações Climáticas das Nações Unidas, realiza-se hoje uma acção global simultânea contra as alterações climáticas que envolve associações ecologistas e partidos verdes à escala mundial.

Esta acção conjunta tem como principal objectivo chamar a atenção dos dirigentes mundiais para a necessidade urgente de agir no sentido de travar as alterações climáticas e evitar a desestabilização do clima global.

O Partido Ecologista "Os Verdes" associam-se a esta acção organizando quatro iniciativas conjuntas em Lisboa, Beja, Porto e Monção, onde pretende recolher cerca de 30.000 assinaturas em dois postais.

O primeiro, para enviar ao primeiro-ministro, José Sócrates, protestando contra os aumentos sucessivos das tarifas dos transportes públicos, o outro dirigido ao presidente dos Estados Unidos, pressionando a administração Bush aderir ao Protocolo de Quioto sem restrições.

Esta iniciativa pretende ainda sensibilizar as populações para pequenos comportamentos que podem travar o fenómeno das alterações climáticas como a utilização de transportes públicos em detrimento das viaturas particulares.

A 12ª conferência internacional sobre clima da ONU, que arranca na segunda-feira em Nairobi, deverá debruçar-se sobre o período pós-Quioto, que termina em 2012, e o envolvimento de economias emergentes como a Índia, a China e o Brasil nos esforços de redução dos gases de efeito de estufa.

"Earth provides enough to satisfy every man's need, but not every man's greed" Mahatma Gandhi

Stop Climate Chaos